terça-feira, 3 de maio de 2011

Um pouco de história...

Ruínas de Ur, Caldéia.

Como os povos antigos conservavam seus alimentos? Geladeira, freezer, isopor, tudo isso é muito moderno! Bem, basta imaginar como funcionava a estocagem na estação de inverno ou sobre como alguns grupos se viravam em longas viagens e o uso da desidratação de frutas e outros alimentos parecerá óbvio.
Qual um bom jeito de carregar comida de modo que fique mais leve, de fácil transporte e ainda conservando seu sabor e valores nutricionais? A sabedoria dos antigos vinha da observação da natureza. Os Semitas – que viviam numa região muito quente nas redondezas do Rio Nilo – perceberam como se dava o processo natural de secagem das frutas quando faziam suas viagens pelo deserto. Faziam peneiras com junco ou tecido e deixavam as frutas( figos, uvas, tâmaras e peras) no sol quente e ao vento. Quando o sol se ia, recolhiam seus secadores e voltavam a montá-los nos dias seguintes. A técnica virou parte da cultura desse povo. Tanto que quando se fixaram e construíram suas cidades, mantiveram os famosos terraços, onde as frutas continuaram a ser desidratadas.
Claro que a desidratação não foi a única maneira de conservar os alimentos no passado. As mais variadas técnicas dependem muito do clima de cada região e de fatores culturais. Os esquimós, por exemplo, guardavam sob o gelo: os egípcios defumavam; os asiáticos fermentavam vegetais em salmoura (o conhecido chucrute).
O resgate de hábitos do passado pode ser um grande ensinamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário